Contato

comercial@geoideambiental.com.br | deptotec@geoideambiental.com.br      (32) 8424-9975 | (32) 8436-0709

CAR

Notícias

Conselho Consultivo do Parque Estadual do Paracatu toma posse

Postado por Wagner Sem categoria

Tomou posse na ultima sexta feira (12) no Centro de Treinamento de Educação Ambiental do IEF (CTEA), na cidade de Paracatu, o primeiro Conselho Consultivo do Parque Estadual do Paracatu para o biênio 2015 – 2017. O Conselho do PE do Paracatu é composto por 20 membros, sendo 10 efetivos e 10 suplentes, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil.

 
O Conselho Consultivo é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais, bem como de sua integração com a sociedade e tem como objetivos auxiliar o órgão gestor da Unidade de Conservação em sua tarefa de implementar, propor diretrizes, políticas, normas regulamentares e técnicas, padrões e demais medidas de caráter operacional para a preservação e conservação do meio ambiente e dos recursos ambientais característicos da UC e de sua Zona de Amortecimento.
 
Estiveram presentes na cerimônia de posse a gerente do PE do Paracatu, Ilma Pereira de Souza, O coordenador regional de áreas protegidas Paulo Sérgio Cardoso Vale e o chefe regional do IEF Afonso Rodrigues Boaventura. Além da participação dos servidores do IEF, esteve presente o Prefeito Municipal de Paracatu Sr. Olavo Remigio Condé, que discursou sobre a importância do Parque Estadual para região de Paracatu.
 
Após a leitura e assinatura do termo de posse a gerente do parque, Ilma Pereira de Souza falou da importância do conselho para a discussão e negociação das demandas da Unidade de Conservação. “O papel do conselheiro é de fundamental importância para o parque e estamos com uma expectativa muito boa, tendo em vista que também neste momento se desenvolve concomitantemente o Plano de Manejo, podendo os Conselheiros acompanhar todo o processo”.
 
O chefe do Regional ressaltou, também, que tiveram início as obras estruturais do parque e que ainda existem recursos da compensação ambiental que serão alocados para a região.
 
Aproveitando o momento da posse, os conselheiros realizaram a discussão e fechamento do regimento interno do Conselho.